Já é muito reconhecida a importância de uma boa alimentação para a prevenção e o tratamento de doenças crônicas, como cardiovasculares, gastrointestinais, diabetes, entre outras. Porém, a nutrição pode desempenhar um papel maior se aliada a exercícios físicos e cuidados com a saúde mental. Essa tríade é a receita de autocuidado ideal que o paciente com doença autoimune precisa cultivar.
Além do tratamento medicamentoso, a abordagem multidisciplinar garante um cuidado integral. Para o paciente com doença autoimune, esse cuidado faz toda a diferença, principalmente na alimentação, pois os hábitos alimentares modulam o funcionamento da imunidade, que também modera o risco de problemas de saúde mental, como a depressão.
Combinação Harmoniosa
Ter uma vida saudável é o desejo de todo mundo, e é possível alcançar esse estilo de vida combinando três elementos: exercícios físicos, alimentação e controle do estresse. Essa combinação harmoniosa é a garantia de qualidade de vida, saúde e bem-estar.
É importante destacar a importância da regularidade dessas atividades e hábitos que serão realizadas, assim como do acompanhamento periódico com o especialista de cada área para avaliar a evolução do quadro clínico.
Nutrição consciente – Ao optar por alimentos naturais, ricos em nutrientes, damos ao corpo ferramentas para combater a inflamação e fortalecer o sistema imunológico. Lembre-se: cores no prato são sinais de diversidade de nutrientes!
Atividade física – O corpo humano foi projetado para se mover. Encontrar uma atividade física que você ame não só melhora a força e a flexibilidade, mas também melhora o humor, e pode reduzir o estresse, que desencadeia ou piora os sintomas das doenças autoimunes. Dance, caminhe, nade! O importante é se mover.
Saúde mental – O estresse crônico pode desencadear e piorar os sintomas das doenças autoimunes. Por isso é importante reservar um tempo para você todos os dias, esse momento de autocuidado faz você se conectar com sua essência, enxergar as suas necessidades e anseios.
Faz bem para todos
Os benefícios que essa tríade proporciona são inúmeros, e não apenas para quem tem doença autoimune. Sem uma alimentação adequada, o devido descanso e as atividades físicas, o corpo começa a apresentar sinais de cansaço intenso, redução da força muscular, dores articulares, sobrepeso e prejuízos à saúde mental.
O corpo humano é como se fosse uma máquina, quem nunca ouviu essa comparação? E é exatamente assim que devemos enxergar o corpo, como uma máquina que precisa de cuidados constantes e que se não tiver pode apresentar exaustão.
Seu estilo de vida é o seu tratamento
O seu estilo de vida define como será o seu tratamento, por isso cuide do seu corpo e da sua mente para criar um ambiente propício para se curar e se fortalecer.
A adoção de um estilo de vida que priorize o cuidado do corpo e da mente ainda na juventude é a escolha ideal para quem deseja ter saúde. Hábitos que parecem pouco nocivos hoje, futuramente terão um impacto muito grande na saúde.
É preciso cultivar novos hábitos!
Hábitos simples que podem ser adotados hoje
- Priorize alimentos naturais, como frutas, legumes, verduras.
- Criar uma rotina de exercícios físicos ao menos três vezes na semana.
- Cultive um ambiente tranquilo e sem interferências para noites de sono tranquilas.
- Cuide da mente e das emoções fazendo atividades que tragam bem-estar.
- Mantenha seu checkup em dia.
Estar saudável envolve o completo bem-estar físico, mental, psicológico e social. E para alcançar e manter esse cuidado você pode contar com as clínicas da ImunoBR e nossos especialistas.